Semana Europeia da Mobilidade

A mobilidade é um desafio crescente, principalmente quando as previsões apontam que até 2050, 70% da população mundial irá viver em cidades.

Este crescimento traz uma pressão crescente sobre as redes rodoviárias e os níveis de qualidade do ar. Várias são as mudanças que estão a ocorrer, desde a adopção de carros amigos do ambiente, como os conceitos de mobilidade integrada, carsharing e veículos autónomos.

Para sensibilizar para estes temas, decorre de 16 a 22 de Setembro a 17ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e a 19ª do Dia Europeu sem Carros. A iniciativa já faz parte do calendário de muitas cidades por toda a Europa. Portugal, participa na iniciativa europeia desde o primeiro ano, tem-se vindo a gerar um movimento de adesão crescente, não só por parte do público, como de autarquias envolvidas.

QUER FICAR A PAR DAS ÚLTIMAS NOVIDADES DA MOBILIDADE?

Na edição de 2018, até à data encontram-se registados 81 municípios com a adesão de 83 localidades. Sob o lema ‘Combina e Move-te’, a Semana Europeia da Mobilidade (SEM 2018) é constituída por inúmeras iniciativas, organizadas por diversos municípios portugueses, de norte a sul do país.

As várias actividades previstas visam sensibilizar a utilização de transportes públicos, de veículos de mobilidade partilhada e para deslocações a pé ou de bicicleta, excluindo os veículos particulares.

Assim, durante a semana, os cidadãos têm à disposição uma variedade de iniciativas gratuitas como conferências, ‘workshops’, circuitos e oficinas de bicicletas, passeios de scooters eléctricas, ‘sitways’, eléctricos e outros, ‘test-drives’, ‘kids zone’ e muitas outras actividades dirigidas tanto para miúdos como graúdos.

A ZEEV este ano vai para sul, onde irá participar na semana da mobilidade em Portimão.

Para mais informações sobre o

BICICLETAS