Sombreador Solar

Projeto de instalação de um sombreador solar mais uma bateria estacionária na Inframoura

DESCRIÇÃO DO PROJECTO

Sombreador solar e bateria estacionária

MÓDULOS SOLARES

109

REGIME

UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo)

EMPRESA

Inframoura – Empresa de Infraestruturas de Vilamoura, E.M.

LOCALIZAÇÃO

Inframoura,Quarteira,Portugal

 

SOMBREADOR SOLAR

A central fotovoltaica foi instalada em estrutura de sombreamento de apoio ao edifício sede da Inframoura e conta com 109 módulos solares.

Desde a entrada em funcionamento da central em 19 de junho, já foi evitada a emissão de 3,9 ton de CO2.

Para além dos 25kw instalados em regime de autoconsumo, o projeto previu desde logo a instalação de 15kw adicionais para carregamento de viaturas elétricas da frota da inframoura.

Com este investimento, a empresa ganha em eficiência e na capacidade de produzir parte da energia que consome, ficando assim menos dependente dos fornecedores tradicionais.

 

BATERIA ESTACIONÁRIA

Foi instalado um sistema inovador de armazenamento de energia que irá maximizar a produção da sua central solar fotovoltaico e torná-la mais estável e resiliente. A solução de armazenamento de energia recorre a baterias de iões de lítio da marca BATT construídas pela EVolution a partir de módulos de veículos eléctricos em fim de vida, promovendo desta forma uma maior sustentabilidade ambiental e uma economia circular.

As baterias serão carregadas pela energia produzida na central solar fotovoltaica já existente e disponibilizada nas instalações em períodos com baixa ou sem radiação solar. A solução agora implementada no edifício sede da Inframoura permitirá uma autonomia de 100% da rede elétrica de distribuição convencional, só recorrendo à mesma em caso de contingência. Esta autonomia permitirá minimizar as emissões de gases com efeito de estufa (14ton CO2,e/ano), gerar uma significativa poupança anual de energia e tornar a empresa mais resiliente para o futuro mercado de energia elétrica.

Para mais informações sobre o

PAINÉIS SOLARES