Inaugurada unidade inovadora de carregamento nas instalações da ACAP/VALORCAR

A ACAP e a VALORCAR inauguraram ontem uma unidade inovadora de carregamento de veículos eléctricos, usando a electricidade produzida por painéis solares fotovoltaicos e armazenada em baterias de lítio reutilizadas de veículos eléctricos.

Quando deixam de poder ser utilizadas nos veículos híbridos plug-in e eléctricos, as baterias de lítio ainda conservam cerca de 70% da sua capacidade energética.

 

Que tipo de solução foi instalada pela zeev?

Existem várias soluções para as baterias, antes de serem recicladas. Um bom exemplo de reutilização destas baterias e tirar proveito da sua vida útil, é a utilização das baterias como unidades estacionárias de armazenamento de energia. Foi nesse sentido que a ACAP e a VALORCAR estabeleceram uma parceria com a zeev instalaram na sua sede 62 painéis solares fotovoltaicos, com apoio de baterias reutilizadas, e um posto de carregamento para veículos elétricos.

 

Quanto é que o sistema fotovoltaico vai produzir em energia?

Este sistema fotovoltaico será capaz de produzir anualmente cerca de 32 MWh de energia limpa, o equivalente ao consumo anual de 19 habitações familiares, e evitará a emissão de 32 toneladas de CO2A utilização das baterias neste sistema permitirá armazenar a electricidade para quando esta for necessária, como por exemplo para carregar veículos eléctricos.

QUER FICAR A PAR DAS ÚLTIMAS NOVIDADES DA MOBILIDADE?

Que tipo de posto de carga foi instalado?

O Posto de Carregamento instalado pela zeev conta com duas tomadas de 22 kW, tipo 2 (Mennekes). Quando se utiliza um posto de carregamento juntamente com uma instalação fotovoltaica em regime de autoconsumo, e considerando 100% do carregamento da bateria do veículo com base no solar fotovoltaico, o custo de “abastecimento” passa quase para zero e desta forma não só se geram poupanças financeiras muito significativas como a pegada ambiental referente à utilização é quase nula.

 

Na inauguração do posto de carregamento e desta solução inovadora, estiveram presentes, o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, o Secretário-Geral da ACAP, Hélder Pedro e o CEO da zeev, Carlos Jesus, que falaram sobre a necessidade de implementação de mais soluções semelhantes à instalação feita na sede da ACAP/VALORCAR.

Quanto é que se vai poupar em energia?

Estima-se que com esta instalação a ACAP e a VALORCAR evitarão comprar à rede o equivalente a 32 MWh, gerando uma poupança anual de eletricidade na ordem dos 5.200€, o que se traduz numa recuperação do investimento em cerca de oito anos.

Fonte: UVE

Para mais informações sobre o

ENERGIA