FORMULA-E tudo o que necessita de saber

Não poderia ter começado melhor a temporada de formula-e. O piloto português António Félix da Costa venceu a primeira corrida, e a equipa da BMW i Andretti Motorsport, entra no campeonato logo a vencer, na sua estreia.

Esta presença portuguesa reforça o interesse que o publico nacional vai ter em acompanhar o campeonato de formula-E e partilhamos algumas particularidades deste campeonato:

 

FORMULA-E – Igual para todos

Todas as equipas da Fórmula E correm com o mesmo chassis e unidade de bateria, para garantir um nível de igualdade no asfalto. Durante cada corrida, o destaque é dado à destreza do condutor e à sua capacidade para obter potência ao mesmo tempo que mantém o desempenho máximo da bateria.

 

O que é o Fanboost ?

A Fórmula E é o único evento que permite que os fãs tenham um papel ativo em influenciar o resultado da corrida. O FANBOOST dá aos fãs a oportunidade de votar online no seu piloto favorito e conceder-lhes temporariamente um impulso extra de potência durante a corrida.

 

Como o funciona o Fanboost?

Os cinco pilotos com o maior número de votos do FANBOOST recebem uma explosão significativa de energia, que podem usar numa janela de 5 segundos durante a segunda metade da corrida.

 

Como se pode votar no Fanboost? 

No site: fiaformulae.com/fanboost

No twitter: utilizando as hashtags #FANBOOST + #DriverName

Na APP oficial Formula E-APP

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ATTACK MODE

Um comunicado da FIA explicou que o sistema “será determinado em cada corrida pela FIA, de acordo com as características especiais dos circuitos, uma hora antes do início, o mais tardar”.

O modo de ataque eleva o nível de potência de um motorista de 200kW para 225kW, uma vez que tenham passado pela zona de ativação off-line.

Pretende-se aumentar as opções de estratégia e ultrapassagem na FE, agora que o campeonato não apresenta mais trocas de carro durante as corridas.

Entende-se também que o modo de ataque varia de rodada para rodada, com um total de oito minutos no modo de 225kW sendo dividido em diferentes alocações de tempo – por exemplo, quatro lotes de dois minutos, dois lotes de quatro minutos ou um de oito minutos período – por corrida.

Os pilotos não poderão armar o modo de ataque nas duas primeiras voltas da corrida. O número de pilotos que podem ganhar uma ativação fanboost, que a declaração da FIA explicou daria “energia extra adicional de no máximo 100kJ (potência mínima 240kW, máxima 250kW e tempo a ser gerenciado pela equipe)”, foi aumentada de três para cinco.

Os cinco pilotos que vencerem o fanboost por social media poderão usar o poder extra após o 22o minuto de cada corrida. As corridas irão durar 45 minutos mais uma volta.

A FIA também tornou obrigatório que todos os motoristas da FE usem luvas biométricas em todas as corridas e testes que são assistidos por mais de uma equipe.

A adição da regra de luvas biométricas é “com a finalidade de ajudar o resgate de motorista”, de acordo com a declaração da FIA.

Próximas corridas de  Formula-E 2019

12 Janeiro– Marraquexe (Marrocos)

26 Janeiro- Santiago de Chile (Chile)

16 Fevereiro- Cidade do México (México)

10 Março- Hong Kong

23 Março- Sanya (China)

13 Abril- Roma (Itália)

Próximas corridas de  Formula-E 2019

27 Abril- Paris (França)

11 Maio- Mónaco

25 Maio- Berlim (Alemanha)

22 Junho- Bern (Suiça)

13-14 Julho- Nova Iorque (EUA)

Para mais informações sobre o

NISSAN LEAF