MODELO ESCO
CONTRATOS DE PERFORMANCE DE ENERGIA
A contratação de serviços de eficiência energética, baseados no modelo de contrato-performance, nos termos do qual o prestador do serviço garante determinado grau de redução dos consumos energéticos da instalação, sustenta-se numa baseline calculada numa fase de auditoria energética.O objectivo destes projetos é permitir uma redução substancial de emissões de CO2 e dos consumos de energia. No caso  de edifícios de habitação ou serviços conduz a uma melhor certificação energética.
null
O modelo financeiro destes contratos assenta num investimento inicial realizado por uma ESE (Empresa de Serviços Energéticos), consistindo a sua remuneração na diferença positiva, se existir, entre a poupança garantida e a poupança efetivamente verificada. Este modelo tem duas consequências que devem ser referidas. A primeira está relacionada com a garantia de performance. Esta implica que a entidade adjudicante terá sempre a garantia de que os seus custos energéticos irão diminuir face àqueles que se verificariam em circunstâncias normais. Ou seja, o impacte orçamental do contrato é sempre positivo, uma vez que a ESE assume o risco pelo pagamento de quaisquer custos que excedam os custos apurados contratualmente.
MODELO FINANCEIRO
Estes projectos integram o estudo global das instalações de modo a identificar as principais medidas que poderão conduzir à redução de consumos e melhoria da eficiência global da sua instalação.
Os contratos objectos deste modelo têm tipicamente 10 a 15 anos, sendo que em casos onde o cliente deseja ter prazos inferiores ocorre geralmente no modelo financeiro uma entrada em capital inicial do cliente no sentido de amortizar o investimento num horizonte temporal mais curto.
ESCO FINANCIAMENTO
Procurement da Melhor Solução
Fornecimento e Instalação do Equipamento
Financiamento da Solução
Acompanhamento e Aceitação da Obra
Assume o Risco e Gere o projecto
Seguro do Equipamento
Custos Periódicos de Operação e Manutenção
Remuneração Consoante Performance
null
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE
MODELOS ESCO E OUTROS COM FINANCIAMENTO CONVENCIONAL
QUERO SER CONTACTADO

[recaptcha class:recaptcha-config]

PROTECÃO DE DADOS

energia
TIRE AS SUAS DÚVIDAS

Este modelo de financiamento implica custos adicionais para o cliente?


A principal caracteristica do modelo ESCO assenta precisamente no facto de não existirem investimentos ou custos para o cliente. É através da receita obtida com a produção de energia elétrica que a ESE recupera o investimento realizado.
Neste modelo o cliente não assume qualquer responsabilidade financeira, comprometendo-se apenas a adquirir toda energia produzida pela sistema fotovoltaico, ao valor da  tarifa anual actualizada descontada do beneficio contratado.

Quem assegura a manutenção e os seguros?


Todos os custo inerentes à exploração do sistema fotovoltaico durante todo o período contratual são assegurados pela ESE. Compete no entanto ao cliente garantir um seguro de Responsabilidade Civil para fazer face a quaisquer eventualidades ocorridas no sistema fotovoltaico e imputáveis ao cliente. 

QUER FICAR A PAR DAS ÚLTIMAS NOVIDADES DA MOBILIDADE?

FOLLOW US

hello@zeev.pt
Endereço de Email

(+351) 212 454 656

Geral ZEEV
suporte@zeev.pt
Suporte ZEEV