Energia fotovoltaica,futuro radiante

A energia fotovoltaica tem um papel muito importante no caminho que Portugal quer seguir na redução da pegada carbónica, honrando assim as metas da comunidade europeia.

O mais interessante é que o mercado cresce de forma natural, deixando para trás períodos em que eram necessários estímulos criados com tarifas bonificadas. Actualmente o mercado já atingiu maturidade e equilíbrio suficiente para competir com outras fontes de energia, como o carvão ou o gás.

É bastante expectável que a energia solar eléctrica, continue com um forte crescimento de capacidade instalada a nível mundial. Enquanto a Europa, os EUA e o Japão lideraram o caminho e foram os pioneiros nas instalações solares, nos últimos anos, o maior crescimento foi impulsionado por países em desenvolvimento, como a China – que começou a dominar o sector solar.

Os ganhos promovidos pela energia solar podem ser observados não só no meio ambiente, mas também no desempenho financeiro das empresas que aproveitam os seus benefícios. Podemos inclusive olhar para grandes empresas como Apple, Facebook e Google, que têm feito investimentos gigantescos em energia solar, e estão a caminho de ter as suas operações a funcionar a 100% com energia renovável até o final de 2020.

QUER FICAR A PAR DAS ÚLTIMAS NOVIDADES DA MOBILIDADE?

Na última década, fruto do enorme investimento no sector de energia renovável, ocorreu um desenvolvimento rápido de tecnologia. Com isso, os painéis solares estão cada vez mais potentes, duradouros, e necessitam de pouquíssima manutenção. Quando se investe em energia solar, está-se a investir num sector que desenvolve soluções a longo prazo.

Se a tudo isto adicionarmos o factor preço, percebemos que a energia solar é bem mais barata do que a comprada na rede eléctrica. O Preço da energia é muito importante para as empresas pois qualquer operação necessita de energia e alguns casos, é dos maiores gastos que a empresa tem.

Investir em solar, diminui notavelmente os custos da empresa, possibilita uma autonomia energética e contribui para um melhor meio ambiente.

Para mais informações sobre o

ENERGIA