Autoconsumo painéis solares casas particulares

Comprar painéis solares compensa?

A lei do autoconsumo permite a qualquer cidadão ir a uma loja (ou comprar online) adquirir um painel solar ou vários, instalar onde pretender e começar logo a consumir a eletricidade que os painéis solares produzirem.
Os painéis solares recolhem a energia solar e transforma-na em Wats, os mesmos que os seus eletrodomésticos consomem. O painel começa a produzir assim que o sol nasce, e por volta do 12h/13h chega ao pico de 250W ou 300W conforme a potência do seu painel, a meio da tarde começa a descer a produção até chegar ao momento de 0W quando o sol se põe.

Como é que isto tudo funciona.

Por uma lei física a sua casa, o seu frigorífico, televisão ou lâmpadas, vão gastar primeiro o que o painel solar estiver a produzir naquele segundo, e só depois caso não chegue é que vai buscar eletricidade à rede pública.

O que a legislação diz.

Antes uma pessoa podia instalar até 6 painéis num total de 1500 W, neste momento é possível instalar até 100 Painéis Solares Fotovoltaicos num total de 30.000W. Isto quer dizer que qualquer pequeno comercio ou empresa que gaste muita eletricidade durante o dia pode instalar até 100 painéis solares sem ter que perguntar a ninguém. Particulares, peixarias, talhos, restaurantes, cafés, associações e muitos outros podem reduzir a sua fatura da luz de forma drástica.

Exemplo:

Tendo um consumo naquele momento de 1000W de uma Arca Congeladora, e tendo painéis solares com essa mesma potência, basicamente eu não vou precisar de irá à rede pública buscar energia. Logo estou a pagar Zero de eletricidade.

Para mais informações sobre o

ENERGIA