8 perguntas e respostas sobre a energia solar

O que é electricidade solar?
A electricidade solar ou energia fotovoltáica consiste na produção de energia eléctrica a partir dos raios de sol. Deve ser distinguida da produção de outras formas de energia, em particular o calor, a partir da radiação solar – que é chamada energia solar térmica.

Como funciona um painel solar?
Um painel solar é um conjunto de células solares ligadas entre si que produzem electricidade quando expostas à radiação solar. Cada uma dessas células é feita de um material semicondutor – material cuja condutividade eléctrica aumenta quando exposto à radiação – processado de modo a conter um campo eléctrico permanente que permite separar os electrões gerados pela radiação.

Quantos painéis solares preciso para a minha casa?
A resposta depende do consumo de electricidade de cada um, do local da instalação ou da orientação dos painéis. Como um metro quadrado de painel solar produz cerca de 0.7kWh/m2/dia (valor médio anual para um painel em Lisboa, virado a sul com uma inclinação de 34º) basta dividir o consumo médio diário de electricidade em kWh (nas facturas da EDP) por 0.7 para se saber quantos metros quadrados de painéis solares são necessários para produzir integralmente a electricidade consumida. Se a área da sua instalação solar for menor, significa que parte do seu consumo terá que continuar a ser satisfeito pela rede eléctrica ou outras fontes de electricidade.

E quando não há sol?
Quando não há sol, posso utilizar a energia acumulada em baterias ou, no caso de estar ligado à rede eléctrica, posso utilizar electricidade directamente da rede.

QUER FICAR A PAR DAS ÚLTIMAS NOVIDADES DA ENERGIA FOTOVOLTAICA?

É preciso algum tipo de pré-instalação na minha casa para montar painéis solares eléctricos?
Uma instalação de electricidade solar é constituída pelos painéis solares e outros acessórios como estruturas de instalação, cablagem diversa, electrónica de controlo e, eventualmente, baterias para acumular energia.
Não é necessário nenhuma pré-instalação além da possibilidade de trazer cabos eléctricos do telhado para dentro de casa.

E manutenção?
Como as instalações solares não têm partes móveis, a manutenção é mínima: apenas uma limpeza ocasional da sujidade acumulada. Sistemas autónomos com baterias exigem a monitorização das baterias.

Quantos anos dura um painel solar?
O tempo de vida de um painel solar eléctrico pode-se estender por várias décadas. A maioria dos fabricantes oferece garantias de pelo menos 25 anos, pelo que pelo menos por esse período é de esperar que o painel não se avarie. Outras componentes de uma instalação, como as baterias ou circuitos electrónicos de controlo tem tempos de vida mais curtos, podendo durar entre 3-15 anos.

Os painéis solares eléctricos são recicláveis?
Sim, quando chegam ao fim de vida útil os painéis podem ser desmontados. As células (a parte mais importante e cara do painel) podem ser re-processadas e utilizadas de novo. Os restantes materiais, como vidro, caixilho, cablagem etc, seguem o habitual circuito de reciclagem.

 

Fusão entre BrightSolar e ZEEV

De forma a reforçar a abordagem inovadora em ofertas de mobilidade integrada, a BrightSolar fundiu-se com a ZEEV.
Com este passo, oferecemos soluções completas para mobilidade eléctrica, tanto para o mercado particular como profissional: Fotovoltaico | Mobilidade | Carregamento

Quer poupar dinheiro na factura de electricidade? Contacte-nos já para o 808 10 2323

Para mais informações sobre o

ENERGIA SOLAR